Você sabia que ouvir É DIFERENTE de entender o que se ouve?
Significa que uma criança com audição normal pode ter dificuldade para entender o que as pessoas falam.
Então, como você pode identificar esse problema?
Nesse post eu vou dar 3 dicas para facilitar a sua observação.
1- Quando a criança ouve uma ordem em uma frase, imediatamente ela cumpre?
Ou fica pensando e pensando… E pensando… (por exemplo: “Fulana, agora você precisa escovar os dentes porque acabamos de jantar. Pega a sua escova.”). E ela não consegue realizar, fica te olhando sem saber o que deve fazer primeiro.
2- Quando você dá uma ordem complexa, com mais de dois comandos, ela consegue executar tudo o que o que foi pedido? Ou ela faz pela metade? (“por exemplo: “Fulano, lá na terceira gaveta do seu quarto, tem uma camiseta azul de gola vermelha. Traga-a para levarmos na viagem”).
3- Em atividades ao ar livre, com muito barulho e “bagunça”, ela consegue fazer o que se pede? Ou ela se perde e fica imitando os amigos?
Se a criança tem dificuldade com essas atividades, pode estar demonstrando alguma alteração de processamento auditivo, porém é fundamental não rotular e muito menos diagnosticar apenas por esses motivos.
Aqui são algumas maneiras simples para te ajudar a identificar possíveis dificuldades, para que você saiba quando encaminhar a criança. De modo algum substitui o exame e avaliação com fonoaudióloga.
Até a próxima!
Guaciara
0 comentário