Tenho certeza que você já planejou uma aula ou atividade com pecinhas de encaixe. Acertei?
Eu já, várias vezes. Pois são muitos os objetivos que podemos trabalhar com as crianças, além de ser algo que elas adoram.
Mas você nunca pode se esquecer de dizer a ela:
– “Que lindo! O que você montou?”
Vamos imaginar que você é uma professora que está sempre preocupada em deixar a sala arrumada, ou preocupada com o relógio, com a hora do lanche, hora da saída… E você entrega as pecinhas de encaixe para conseguir escrever nas agendas e não se atenta que pode sim ter um objetivo claro nesse momento.
Eu sei que a rotina do professor é bastante corrida. Sei mesmo!!! Mas o que eu vou te pedir é que quando o seu aluninho se levantar, vir até você e falar: – “Tia? (ou prô) Olha o que eu fiz?”
Pare e olhe nos seus olhos. Pergunte o que ele montou. Incentive a criatividade. Pergunte se ele agora pode montar o cenário. Elogie.
Quando você pergunta o que a criança montou, ela descreve o próprio pensamento, a sua lógica, a criatividade, o conhecimento. Já aconteceu de uma criança quando disse o que criou, lembrar-se de um detalhe muito importante e refez todo o trabalho. Desse modo, a criança constrói e reconstrói seus significados, amplia possibilidades e aumenta o repertório de palavras/frases.
E vamos pensar: Se você faz algo que as pessoas não gostam ou não se importam, você terá vontade de continuar fazendo? Terá incentivo para ir além?
As crianças também são assim. Não perca uma oportunidade de fazer sua profissão valer a pena!
Até a próxima!!!
Guaciara Fornaciari
0 comentário