Em geral essas crianças não gostam de comer carnes e outros alimentos com textura firme. Colocam na boca e ficam amassando com a língua ou sugando, ao invés de usar os dentes para triturar o alimento; elas chegam a cuspir o resto das fibras que ficam na boca porque não querem engolir o que já não tem mais sabor. A maioria demora muito à mesa e parece comer sem elegância, mesmo que você insista para comer de boca fechada.
ENTÃO EU VOU TE DIZER UMA COISA IMPRESSIONANTE:
A fonoterapia pode resolver esse problema!!!
E depois de resolvido, a criança consegue mastigar todo tipo de textura de alimentos. Não é maravilhoso?
A criança passará por uma avaliação completa das estruturas orais externas e internas, avaliação das funções estomatognáticas, que são mastigação, sucção, deglutição – avaliação do tipo respiratório (se a respiração está ocorrendo pela nariz ou pela boca) em relação à força e tônus muscular, mobilidade, propriocepção e sensibilidade.
Após essa avaliação, somada à anamnese que é a entrevista com a família, o terapeuta traçará a melhor conduta para adequar a mastigação.
Muitas crianças não conseguem mastigar corretamente, ou seja, com os lábios vedados e boa trituração dos alimentos, devido à falta de força dos músculos responsáveis pela mastigação. Também é muito comum crianças extremamente alérgicas não conseguirem efetividade na mastigação por conta de falta de ar durante a alimentação. Geralmente são crianças com sinusites e outras infecções de vias aéreas de repetição, que acabam estando sempre com o nariz muito congestionado, impedindo-as de manter-se de lábios vedados e respiração nasal.
Acaba sendo um ciclo vicioso: a criança está com lábios abertos devido à congestão nasal e mastiga inadequadamente. Mas quando está com nariz limpo e tem condições de respirar corretamente, já tem o hábito de amassar os alimentos usando a língua e, por isso, não se preocupa em mastigar com boca fechada (até porque se trata de uma criança, que não sabe exatamente o que é ideal ou não). É inevitável! Os músculos de bochechas estarão mais fracos, os músculos de lábios ineficientes, língua em padrão de amassamento e todo o processo, como um todo, alterado.
Mas qual é o problema da mastigação alterada?
As funções estomatognáticas (mastigação, sucção, deglutição – que é o ato de engolir – e a respiração) são exercícios de musculação da face, como aqueles realizados em academias para braços, pernas, abdômen.
Ou seja, se a mastigação está alterada, significa que está ocorrendo apenas no lado esquerdo ou apenas direito da boca. Significa que os músculos mastigatórios não estão sendo ativados corretamente. Significa que a língua pode estar se movimentando erroneamente durante a mastigação e deglutição, empurrando os dentes, pode estar com musculatura hipotônica (“flácida”) e estar entre os dentes e a todo momento, acaba mordendo bochechas e língua, seja durante a fala ou mastigação.
O que significa tudo isso?
A mastigação quando está apresentando-se com padrão alterado, em geral, significa que as demais funções estomatognáticas também estão alteradas. Além de ser esteticamente inaceitável socialmente, geram prejuízos para o desenvolvimento e crescimento craniofacial. A face fica assimétrica, com bochechas de tamanhos diferentes, lábios entreabertos, língua em posição alterada, podendo estar entre os dentes, tanto no repouso quanto na fala, alterando a articulação de alguns fonemas (linguodentais).
Algumas crianças (e adultos também) cospem ao falar, pois não conseguem sugar a saliva e acabam ficando com os cantos da boca esbranquiçados de acúmulo de saliva.
As pessoas com funções alteradas, tem maior probabilidade de terem que usar aparelho ortodôntico, pois durante a mastigação e deglutição a língua empurra os dentes e os faz movimentar-se inadequadamente.
As crianças podem ter dificuldades de articulação da fala. E ainda, podem ter a mastigação alterada como consequência da respiração oral, que é um grande problema para as crianças.
Então, vamos cuidar das nossas crianças e dar condições que se alimentem com qualidade!
Até a próxima!!!
Guaciara
0 comentário